Um ambiente feito para transformar
A psicoterapia comportamental é um modelo fundamentado na Análise do comportamento e no Behaviorismo Radical. Ambos se complementam, sendo que a psicoterapia comportamental caracteriza-se por ter intervenções nas contingências do ambiente natural (dentro e fora do consultório), ou seja, onde ocorre o comportamento e tem como ferramenta de análise a identificação de relações de dependência entre eventos ambientais e respostas para assim mudar os comportamentos alvos (problemas).
Preocupa-se com a relação do comportamento do organismo com o ambiente, ou seja, com as contingências (S-R-C) que estabeleceram e mantêm a emissão do comportamento. Para melhor compreender está relação de três temos faz-se análise funcional. Dessa forma, a análise funcional é uma excelente ferramenta para compreender em quais condições determinados comportamentos ocorrem ou deixam de ocorrer.
Vale salientar que na psicoterapia comportamental cada indivíduo é único e por isso o planejamento para cada cliente é diferente.
Texto: Lorena Quiles.